Janeiro Branco 2026
- Andrei Costa

- 5 de jan.
- 1 min de leitura
A saúde mental é crucial porque atravessa a forma como pensamos, sentimos e nos relacionamos com o mundo. Ela não garante, necessariamente, uma vida produtiva ou plenamente satisfatória, mas sustenta, na melhor das hipóteses, a possibilidade de uma vida com sentido.
Em vez de um equilíbrio completo (muitas vezes inalcançável), a saúde mental envolve reconhecer limites, lidar com conflitos, frustrações e incertezas, e construir caminhos possíveis diante das exigências da vida e do trabalho. Por isso, exige atenção contínua aos aspectos físicos, sociais e emocionais, não como promessa de harmonia permanente, mas como cuidado necessário para seguir existindo, escolhendo e se responsabilizando por si e pelas próprias relações.

Dedique tempo para relaxar, meditar, praticar atividades prazerosas e fazer exercícios físicos.
Treine o pensamento para focar no bem e evite o excesso de informações negativas.
Sono de qualidade. Use telas com equilíbrio: faça pausas, evite excesso e reduza o uso antes de dormir. Desconectar-se também é uma forma de autocuidado.
Mantenha laços fortes com família e amigos, buscando apoio social.
Não hesite em procurar profissionais (psicólogos, psiquiatras) ao identificar sinais de sofrimento, combatendo o estigma.
Mantenha uma alimentação saudável.
Evite o consumo de bebida alcóolica e tabagismo.
Utilize a nossa estação de Acolhimento ao Trabalhador.
Dispomos de atendimento psicológico, duas vezes por semana, no consultório de Medicina do Trabalho.
Agende seu horário na recepção da empresa.











Comentários